Ciclos e
Presença
Residência de Improvisação
Solstício de Inverno e Festejos Juninos
Palmeiras - Volta da Serra - Chapada Diamantina
22 a 30 de junho de 2023
O Instituto NAU convida pessoas interessadas em práticas poéticas e artesanias da convivência para mais um tempo de residência, dessa vez especialmente focada na improvisação como ferramenta de ação política, criação artística e integração com a natureza.
Nosso tempo será dividido entre a pequena cidade baiana de Palmeiras e o povoado rural da Volta da Serra, nos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e contemplará as seguintes vivências-investigações:
Se eu fosse árvore - Nirlyn Seijas
Ali quando você dançou - Hugo Leonardo
Palavra-corpo - Conrado Falbo
Primeiro Movimento: 22 a 25 de Junho – Palmeiras
Estrutura: Sala ampla para trabalho com movimento (piso liso e duro). Área externa para camping (piso de cimento e parcialmente coberto). Cozinha equipada com geladeira e fogão de 4 bocas. Banheiro interno com chuveiro quente. Acesso à internet wi-fi. A preparação das refeições e limpeza/organização do espaço serão feitas coletivamente.
Atividades: Vivências guiadas: trabalharemos em sala e também nas ruas de Palmeiras. Participaremos das festividades tradicionais do ciclo junino na cidade de Palmeiras e possivelmente também em algum povoado próximo.
Segundo Movimento: 26 a 30 de Junho – Volta da Serra
Estrutura: Atividades serão realizadas ao ar livre. Camping na natureza. Cozinha coletiva com fogão a lenha. Banheiro seco e banho de rio (delicioso e frio). Não há eletricidade nem sinal de celular (é possível acessar a internet no povoado, após uma caminhada de 40 minutos). A preparação das refeições, recolhimento da lenha e realização de tarefas de manutenção do espaço serão feitas coletivamente.
Atividades: Vivências guiadas: trabalharemos na natureza e contaremos com uma lona para realização de práticas corporais. O restante do tempo será dividido entre as tarefas tempo livre para contato com a natureza e desenvolvimento de projetos individuais.
Coisas práticas...
Investimento: R$800 (divididos em até três vezes com primeira parcela até 30 de Abril).
APENAS 10 VAGAS! Recomenda-se enviar sua proposta de inscrição o quanto antes preenchendo o formulário de inscrição. Instruções para o pagamento serão enviadas quando sua inscrição for confirmada.
O valor da inscrição inclui:
- Alimentação vegetariana (preparada coletivamente).
- Infraestrutura para camping em Palmeiras e na Volta da Serra.
- Sala de trabalho corporal, wi-fi e chuveiro quente em Palmeiras.
- Vivências práticas diárias guiadas por integrantes do Instituto NAU.
- Participação nas festividades tradicionais do ciclo junino na região.
- Transporte entre Palmeiras e a Volta da Serra exclusivamente nos dias determinados pela programação.
Um tanto mais sobre o que você vai encontrar e como se preparar para compartilhar esse tempo com a NAU, especialmente na sede rural no Povoado da Volta da Serra, você pode encontrar em COMO CHEGAR, neste website. E aqui segue já um bom CHECK LIST:
- Chegada em Palmeiras ao longo do dia 21 de Junho (passagens de ônibus disponíveis pela empresa Rápido Federal saindo de Salvador ou de Feira de Santana);
- Barraca de camping em boas condições, que suporte bem chuva e vento;
- Colchonete, saco-de-dormir, isolante, travesseiro, cobertor, o que mais for preciso para dormir confortavelmente na barraca (a temperatura cai razoavelmente durante a noite);
- Roupa de frio para as noites. Por outro lado, não precisa encher a mochila de roupas não, que será necessário muito pouco para os dias.
- Lanterna! Imprescindível! Não pense na lanterna do celular, o lugar para carregá-lo estará a mais de 2km morro acima!
- Bota ou tênis confortável para caminhadas;
- Capa-de-chuva. Não é totalmente necessário, mas é bom prevenir;
- Repelente de insetos;
- Medicamentos pessoais, se for o caso (existem farmácias em Palmeiras, mas se o medicamento for muito específico é melhor trazer);
- Sabão-sabonete biodegradável para banhos no rio (no mínimo o bom sabão-de-côco: bom, barato e encontrado facilmente nos mercadinhos);
- Seus apetrechos e recursos criativos possíveis (não precisa trazer o piano-de-cauda, não... a não ser que queira deixá-lo..).