Informações básicas sobre o que podemos utilizar para as aulas e danças na água. Indispensável é a proteção contra a entrada de água no nariz, seja pela máscara de mergulho ou clipes de nariz. Os outros itens são recursos opcionais, mas que podem fazer uma muito significativa diferença!

Máscara de mergulho para proteção do nariz e olhos

É o item básico para o treinamento da dança da na água. Ainda que a proteção dos olhos não seja imprescindível, a proteção do nariz faz uma imensa diferença. Nos movemos em todas as direções e eixos na água e ter o nariz a salvo da entrada de água é um conforto, de fato, indispensável. A primeira conquista técnica para a dança na água é, precisamente, um estado de tranquilidade e relaxamento essencial para a conexão com a água e os parceiros de dança, e isto está diretamente relacionado com a respiração. Sendo assim, não negligencie a importancia de uma boa  e confortável máscara de mergulho. Na compra, tenha atenção que alguns modelos são apenas para os olhos e não protegem o nariz. Em lojas especializadas e fácil encontrar um modelo básico e barato, mas já muito melhor que aquelas que se acharia em lojas de vilas de praia como  brinquedos de mar para crianças. As máscaras especializadas para a prática de apnea (free diving), um pouco mais caras, são interessantes por serem as menores. Máscaras muito grandes podem incomodar na dança com os parceiros. 

Óculos de natação e clipes para nariz

Como alternativa à máscara de mergulho é possível usar óculos de natação e clipes de nariz. Normalmente a máscara de mergulho é mais confortável. Por outro lado, o óculos+clipes tem a vantagem de não ser um corpo demasiadamente estranho entre você e seu parceiro de dança. UIm clipes de nariz básico é muito fácil de achar em lojas de quipamentos esportivos, no setor da natação. Mais uma vez, os apneístas conhecem e utilizam os mais eficientes e especializados. 

Protetores auriculares

Este item é realmente opcional, porque muitas pessoas que tem pouca ou nenhuma tendência a entrada de água nos ouvidos. usá-los pode ser uma sensação auditiva estranha e incômoda, mas para quem tem facilidade de entrada de água nos ouvidos acaba sendo muito necessário usá-los. Mais um vez, o que deve guiar a escolha de usá-los ou não é aquilo que irá melhor favorecer a tranquilidade, relaxamento e consequente conexão com a água e os parceiros de dança.

Camisas com fator de proteção solar

Se por um lado o sol forte irá favorecer a melhor temperatura de água, ele pode, evidentemente, castigar muito as peles. É muito importante não negligenciar isto! Sua participação nas atividades pode ficar realmente comprometida por conta de descuido no fator proteção solar, principalmente nos primeiros dias. Qual a vantagem do uso dessas camisas em vez dos cremes protetores solares?

- Você não tem a necessidade de ficar reaplicando o protetor solar e, assim, não corre o risco de vacilar nessa proteção, além do que o ponto escolhido para as aulas e o movimento das águas pode te deixar bem distante da tua bolsa e o frasco de protetor solar;

- O meio ambiente agradece! Os cremes protetores solares impactam sim as águas em que nos banhamos;

- A camisa também diminui a perda de temperatura do corpo na água e na exposição ao vento e irá te dar mais conforto em relação ao frio que possa sentir.

Roupas de mergulho

 

Mesmo nas águas quentes da Praia de Moreré no verão, algumas pessoas começam a sentir muito frio pelo longo tempo na água e o estado de relaxamento que alcançamos nas práticas. Evidente que a pele em contato direto com a água e com os outros corpos é uma das belezas da dança na água, mas o frio pode chegar realmente muito cedo para alguns corpos. As roupas de mergulho, por conta do material de que são feitas e design para ajustar-se bem coladas aos corpos, diminui a perda de temperatura dos corpos para a água. Trajes para grandes imersões submarinas são dispensáveis para o que estaremos fazendo, mas contar com uma camisa de mergulho de pouca espessura pode ser uma boa opção para os mais friorentos.  Observação: terá efeito também na flotabilidade. Ela deixa o corpo mais flutuante. Bom para os corpos que tendem a afundar na água, ruim para os que tendem a flutuar demais.