HUGO LEONARDO

Dança

Por caminhos e contextos diversos dedica-se à Dança como um jogo poético-relacional aberto, coreográfico ou não.

Neste histórico se destaca a atuação extensa e intensa na comunidade de prática do Contato Improvisação no Brasil e em diversos países, desde 2001, a idealização e direção artística do EmComTato Festival de Arte Movimento e Vida -inaugurado em 2010 em Salvador-Bahia e atualmente realizado em Palmeiras, no interior da Bahia – e o workshop anual Macacos Aquáticos: Contato Improvisação e outras danças imprevistas na Água, desde 2015, no litoral da Bahia. 

Mestre em Dança (2008) e Doutor em Artes Cênicas (2013) pela Universidade Federal da Bahia, em cujo percurso artístico-acadêmico se dedicou especialmente à reflexão e à articulação teórico-prática em torno de temas da improvisação em dança e estudos no campo da cognição, resultando na autoria dos livros “Poética da Oportunidade: Estruturas Coreográficas Abertas à Improvisação” (EDUFBA, 2009) e “Desabituação Compartilhada: contato improvisação, jogo de dança e vertigem” (Independente, 2014).

É construtor, sonhador e jardineiro da NAU Nascente de Artes e Utopia, em uma propriedade rural de 5 hectares localizada nos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina, como lar e espaço de residências de criação dedicado ao cultivo de conhecimento e redes para realidades utopistas e poéticas.

Atuou como dançarino do Grupo X de Improvisação em Dança (Salvador 2002-2012), direção coreográfica de Fafá Daltro, no GP CorpoAudivisual (Salvador 2006-2012), direção artística e coreográfica de Ivani Santana e no GDC Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (2004-2006), direção artística de Dulce Aquino e direção coreográfica de Ivani Santana.

DANÇA IMPREVISTA

Oficina

Abordagens improvisacionais para ver e fazer dança

Oficina abordando diferentes estratégias para a improvisação enquanto estado subjetivo e cênico de dança. A Oficina é conduzida pelo dançarino Hugo Leonardo, compartilhando memórias, achados e invenções de sua trajetória artística e acadêmica na dança contemporânea, com foco especial em estudos cognitivos.

Com o mestre David Iannitelli

Abriu caminhos e cosmos... foto em performance no EmComTato Festival 2012.